quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Manuela Ferreira Leite acusa engenheiro Sócrates de "ilusionismo"

A líder do PSD, Manuela Ferreira Leite, acusou José Sócrates de governar o país com políticas de ilusionismo e que a actual situação da economia portuguesa é fruto das opções socialistas. No discurso de encerramento das jornadas parlamentares do PSD, Manuela Ferreira Leite centrou as suas críticas ao Governo num alvo: o engenheiro Sócrates.

A presidente social-democrata afirma que José Sócrates não tem falado a verdade, não tem cumprido as promessas e traiu a confiança dos portugueses. E deu como exemplo o Orçamento de Estado para 2009, que o PSD considera um orçamento irrealista, que vai precisar de ser rectificado ao longo do ano.

“O Orçamento Rectificativo de 2005 foi o princípio da grande mentira. Quem não se lembra do pretenso défice de 6,83 por cento, transformado por artes mágicas em 6,1 passados poucos meses”, recordou a líder social-democrata.

“Esta mesma prática está a ser utilizada no Orçamento para 2009. Escolheu-se um resultado de acordo com as conveniências políticas do momento, e deu-se largas à criatividade para que tudo bata certo com este resultado. Este Orçamento é um exercício de grande ilusionismo, à medida do estilo a que o engenheiro Sócrates nos habituou”, acusou.

Para Manuela Ferreira Leite o “Orçamento Rectificativo de 2005 partiu de um exercício de ficção, nunca antes ocorrido em democracia e marcou logo o estilo do Governo”.

O Orçamento de Estado para 2009 tem “inúmeros exemplos de duplicidade”, declarou Manuela Ferreira Leite referindo-se ao “episódio de apresentação do Orçamento de Estado para 2009 que foi apresentado por quatro ministros”.

“O Governo introduz uma importante alteração à Lei do financiamento dos partidos, que tentou que passasse despercebida a todos os deputados. Denunciada a iniciativa, o Governo apressou-se a desmentir, acusando a Oposição de erro de interpretação. Depois evoluiu para gralha. Finalmente negou conhecer a existência da norma e do seu autor”, descreveu.

“Como de pode confiar num Governo que entregou na Assembleia da República um documento com a importância da lei orçamental sem sequer verificar o que ele contém?”, questionou Manuela Ferreira Leite perante os deputados do PSD.

José Sócrates traiu a confiança dos portugueses

A presidente social-democrata acusa José Sócrates de ser um político em quem não se pode confiar e de ter traído a confiança dos portugueses.

“Não podemos confiar em alguém que diz hoje uma coisa e amanhã o seu contrário, que afirma algo como se fosse verdade e depois age exactamente ao contrário do que apregoou”, defendeu Manuela Ferreira Leite.

“O Engenheiro Sócrates traiu a confiança dos portugueses, traçou o seu caminho e não quis que nada lhe tolhesse o passo, porque tinha os olhos postos no horizonte das eleições de 2009”, afirmou Manuela Ferreira Leite perante os deputados sociais-democratas.

“Quando deixa de se acreditar, naqueles em quem se confia porque não vão olhar pelos nossos interesses e vão utilizar o poder que lhes atribuímos para nos enganar, instala-se a desconfiança”, acrescentou.

Crise financeira

A líder do PSD afirmou “que com o engenheiro Sócrates nunca se sabe de que lado está a verdade”, e apontou como exemplo “o que se passou com a crise financeira”.

“Por um lado, actuou sempre como se tivesse sido apanhado de surpresa. Depois assegurou que Portugal era imune à crise. Afinal há dez dias numa entrevista afirmou ‘que a crise financeira já era visível no início deste ano’. Como se pode confiar num primeiro-ministro que não tomou em consideração na sua actuação política um facto desta gravidade? E agora confessa que afinal já a conhecia desde o início do ano?”, questionou.

Para Manuela Ferreira Leite “a crise internacional veio precipitar as consequências mais óbvias de uma política de exibicionismo que o PSD tem denunciado”.

Segundo Manuela Ferreira Leite, “fala-se hoje numa profunda crise de confiança a nível internacional, mas a nível nacional sente-se a mesma descrença”.

Governo tenta calar a Oposição

Manuela Ferreira Leite acusa o Governo de trabalhar contra a Oposição, tentando mandá-la calar.

“Em vez de ouvir atentamente e ponderar nas melhores soluções, o engenheiro Sócrates manda os seus ministros responder desabridamente a que ousou pensar diferente e melhor do que ele.

Em vez de ter ministros para resolver problemas dos portugueses, o primeiro-ministro tem ministros ocupados em tomar conta da Oposição, tem ministros com funções jornalísticas, ministros que fazem de comentadores e ministros com vocação comercial”, acusou.

“O engenheiro Sócrates não aceita conselhos, acha mesmo que nem vale a pena parar para pensar”, disse a líder social-democrata.

“Bem pode o engenheiro Sócrates usar e abusar da sua maioria absoluta, bem pode o engenheiro Sócrates organizar eventos e espectáculos de luz e som com que pretende distrair, encandear ou ensurdecer os portugueses. Bem pode querer calar a Oposição e todos os que ousam passar sem fazer a devida vénia”, rematou.

Cristina Sambado, RTP